segunda-feira, 9 de abril de 2007

LIVROS!

O Amor e Outros Objetos Pontiagudos - Marçal Aquino
Marçal Aquino foi um achado e tanto na minha vida. Ele é autor do livro de título mais lindo da língua portuguesa: "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios". Comecei a procurar por ele só por causa desse título. É justo, concordam comigo? Na minha caça acabei encontrando "O Amor e Outros Objetos Pontiagudos" que foi devidamente devorado em uma tarde. O livro traz alguns contos deliciosos de ser lidos. E me deixou com uma vontade danada de ser diretor/produtor/ator de cinema e filmar, pelo menos, uns três dos contos. Eu destaco "O Matadouro" e "Sete epitáfios para uma dama branca (que, descalça, media 1,65m e, nua, pesava 54 quilos)" - esse último virou longa com direção de Beto Brant, embora eu não saiba se já foi finalizado. O autor ainda é roteirista de cinema, trabalhando com a adaptação de suas próprias obras e em outras, como "O Cheiro do Ralo", minha nova intenção literária e cinematográfica.

Fragmentos - Caio Fernando Abreu
Uma (boa) influência me apresentou ao Caio Fernando Abreu. Não foi propriamente uma apresentação formal, daquelas que você chega e diz: "Ah, então você é o Caio Fernando Abreu?". Foi mais daquelas: "Tá vendo aquele ali? Caio Fernando Abreu". Fato é que eu fiquei com vontade de lê-lo. Até porque, a mesma influência disse que em alguns contos que eu escrevia, eu parecia com ele. Ele sugere músicas para serem ouvidas junto à leitura dos contos. Quem já leu o pouco que escrevi aqui, sabe que eu gosto disso. E consegue escrever em cima temas difíceis - o homossexualismo, por exemplo - de formas tão diversas que pode parecer que os contos não foram escritos pela mesma pessoa. Vide os contos "Sargento Garcia" e "Uma História de Borboletas". Nessa última, ele ainda trata de uma loucura visionária belíssima. Caio Fernando Abreu faleceu em 25 de fevereiro de 1996.

O Amor nos Tempos do Cólera - Gabriel García Márquez
Florentino Ariza que amava Fermina Daza que amou Juvenal Urbino que também a amou e com quem, de alguma forma, foi feliz até o fim dos seus dias. A gente pensa que vai ler a história do amor de Florentino e Fermina, mas, passamos boa parte do livro lendo e amando Juvenal Urbino e Fermina Daza juntos. Gabo Marquez é um gênio. Ele consegue nos fazer sofrer junto com Florentino e Fermina por seu amor proibido - mesmo que a gente não vá muito com a cara do danado do Florentino -, nos faz ficar felizes com o casamento dela com o outro e enlutados quando de sua morte. Enfim... o livro é fantástico e a entrada dele nessa lista é, além de tudo, um tributo a outros livros do Gabo que, sem dúvida, estão entre os meus preferidos, como "Crônica de uma Morte Anunciada" e "Notícias de um Seqüestro".

O Caso dos Dez Negrinhos - Agatha Christie

Agatha Christie é, sem dúvida alguma, a autora que eu mais li na vida. Comecei a lê-la com 13 anos de idade (quando a minha amiga Lala Flores estava se iniciando nos prazeres de García Marquez): "Morte no Nilo" e "Depois do Funeral" foram os primeiros. "O Caso dos Dez Negrinhos" é um dos melhores que eu li. A Rainha do Crime escreveu mais de 80 romances e vendeu um bilhão (é isso mesmo... BILHÃO) de cópias em inglês e mais um bilhão em outros idiomas. Só não se lê mais Agatha Christie que a Bíblia e Shakespeare. Eu desenvolvi um método de leitura de Agatha: eu não tento descobrir o assassino. Eu leio. E espero que Hercule Poirot, Miss Marple ou Tommy e Tuppence Beresford resolvam o crime e me contem como foi. N'O Caso dos Dez Negrinhos não estão presentes nenhum deles. E o livro é absolutamente surpreendente. Não dá prá falar muito sobre o livro, se não, eu entrego o final (e aí, vocês querem? - hahahaha). Mas, se é Agatha, é bom!

Lendo Lolita em Teerã - Azar Nafisi

Revolução Islâmica, mulheres obrigadas a andar de chador por todos os lugares públicos. A autora, professora universitária, demonstra a sua insatisfação com a situação do país e com o fato de ter as suas aulas invadidas por "espiões" do governo e por ter a utilidade de suas aulas questionada. Ela dá aulas de Literatura. Especialmente, literatura em língua inglesa. No momento em que qualquer influência ocidental é vista como influência demoníaca, Azar Nafisi, junto às alunas que convidou para formar um grupo de estudos literários, com o perdão da infâmia, comem o pão que o diabo amassou (tá... foi terrível). Eu diria que o livro é de leitura obrigatória prá quem gosta de Literatura, Oriente Médio, feminismo, ou tudo isso junto. Depois de ler "Lendo Lolita em Teerã", eu fiquei com vontade de ler, também, Salman Rushdie.

O Livro das Perguntas - Pablo Neruda

Não sou um bom leitor de poemas, mas, "O Livro das Perguntas" é interessantíssimo. Neruda me faz viajar em perguntas tão simples e tão profundas. Em um determinado momento, por exemplo, ele pergunta se alguém pode dizer a ele quantas igrejas há no céu. Então... alguém se habilita? Um livro lindo e de uma simplicidade que encanta. Vale à pena.

Muito bem. Listas prontas. Agora, eu quem desafio as minhas companheiras de aventuras bloguísticas. Eu fui o único dos sete autores de "Camila - uma história em sete partes" e demais desafiadas que escreveu até agora, hein?

Abraços a todos e me tragam mais dicas, hein?

5 comentários:

Unknown disse...

O Caso dos Dez Negrinhos só não é meu preferido porque O Assassinato de Roger Ackroyd tem Poirot, e eu amo o Poirot! hahaha
"Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove, um deles se engasgou e então ficaram nove..." Sabe que eu ainda lembro o poema todo dos negrinhos? hehe
Adoro dicas de livros, vou correndo procurar os outros!!!

Ah, FerNandito, já decidi: vou pro show dia 26! O modo com que vou me virar depois eu resolvo... sabe que conversar com vc me deixou mais decidida...

Amo muito tu!!

Bjo

FELICIDADEetrist... disse...

Tô adorando as tuas listas, hômi!
Verás que nos livros temos muito em comum!!!!
Postei agora minha trilha sonora!
Te love pra sempre!
Beijuuuus!
Lu

Eu não sei, você sabe? disse...

Adorei sua listas!!!
E fiquei impressionada com sua agilidade para resolver a questão...


beijo!

FELICIDADEetrist... disse...

Ai, Nandito, sou tãotãotão tua fã.... Viu só como nosso gosto literário tem similaridades??? Ai, hombre, te love!
Beijos!
Lu

Fernanda disse...

Só faltou você dizer que tem uma prima que dividia os livros de Agatha com você.
Amooo