terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Sobre: DESEJO

A necessidade-possibilidade-oportunidade de escrever sobre determinados temas tem mexido muito comigo. Escrever esse texto agora, por exemplo, longe de atender a um pretensioso plano de estar sendo lido por alguém que possa se interessar por isso, atende à expectativa de me justificar para mim mesmo. Me dizer porque escolher isso ou aquilo.

O Rubro Blog nasceu da vontade de escrever coisas. Coisas de todas as naturezas, sem que houvesse, necessariamente, um elo entre elas. Até agora, com poucos textos, eu venho conseguindo. Um texto do Péricles Cavalcante, um sobre a execução de Saddam, outro sobre o ETA e DESEJO.

DESEJO é a resposta-síntese-análise de uma entrega total a um total impulso. Impulso "planejado", mas, ainda, impulso. Conversando e discutindo sobre o tema com Débora (minha amiga-Revelação 2005 e amiga secreta 2006 e namorada de Rafael), falamos sobre cores e sentimentos. A frase final do texto traz a expressão: "le désir est rouge". Originalmente, deveria ser: "la passion est rouge". Preferi trocar, para não gerar confusão entre "paixão" e "desejo", embora, para mim, as duas palavras tivessem quase que o mesmo significado.

Para Débora, o "desejo" é mais vermelho que a paixão. Para mim, dava no mesmo.

No fim, abaixo da expressão em francês, viria: "Para você!". E, inicialmente, assim o era. Até que eu percebi que não. DESEJO é para mim! Única e exclusivamente para mim. É a minha tradução do "você", mas, é para mim. E é bom que assim seja. O DESEJO não prende. Ele vem e ele vai. E acaba. E volta. E, se "você" estiver de novo!

No mais, me inspiraria saber que alguma pessoa que leu o texto gostou de algo, desgostou de outro tanto, concorda com minhas cores ou se descoloriria tudo.

Que sentimentos-sentidos-coisas com que cores? Cores de Frida Kahlo, cores de Almodovar. Nossas cores.

2007 feliz!

3 comentários:

Rafael! disse...

"Subverteu" o "feliz 2007"! Gostei.

Ju Azevedo disse...

Muito bem posto, Rafael.

Quanto às cores, lamento informar que desejos são mais cinzas aqui destes olhos. Cinzas, fumê, sei lá... Algo meio... fúnebre, luto.

Antigamente era meio fúscia: aquela cor que não tem nome, de-burro-quando-foge. Tanta coisa junta, tanta pressa, tanta confusão!, que mal se podia descrever, denominar, nominar.

Desejo morto é desejo?
Pode ser preto?

Divagando demais hoje.

Hugo disse...

Quote: "O amor basta-se a si mesmo. O amor não tem outro desejo senão de atingir a sua plenitude." Kahlil Gibran (vi num site também, nada melhor q o kama sutra.)

Eu não entendi o post de rafael..
Tudo bem, eu sou um pseudo-alfabetizado, ou algo do tipo!
Algo que alguém me disse essa semana.
Gosto de observar. seria péssimo se eu tivesse um Blog desses!