sábado, 13 de janeiro de 2007

Sobre: MEET MY BLUE MELANCHOLY

Completei a minha trilogia "Trois Couleurs".

Escrevi "DESEJO" e, por coincidência, o chamei "rouge". Depois, "AMOR" e disse que ele era branco.

Por uma nova coincidência, encontrei o filme "A Igualdade é Branca". Nos filmes (Trois Couleurs: Blanc - Rouge - Bleu) cada cor é ligada a um dos ideais da Revolução Francesa. Eu nunca fui bom de Revolução Francesa, mas, sempre gostei da idéia dos filmes. Comprei e pensei que eu poderia completar a trilogia, assim como eles. Já tinha escrito o vermelho e o branco. Faltava o azul.

E ele me veio ouvindo Queen. Aliás, "MEET MY BLUE MELANCHOLY" foi escrito para a Nádia que, como eu, gosta da banda. A música é "My Melancholy Blues". Fiquei em dúvida se deveria colocar a letra ou não porque não encontrei uma tradução boa prá ela. Além disso, queria que o texto se bastasse. Creio que ele se basta, sim. Mas, a música era essencial.O personagem ouve a música e faz referência a ela. Ela precisava estar aí.

O melhor é que o azul que me faltava só me veio algum tempo depois. Passei a noite de ontem pensando sobre o texto. Já tinha decidido que a "melancolia" seria azul. Mas, ainda me faltava como eu iria ligar tudo. Do nada me vem a ligação "Blues - Blue". Uma simples inversão da ordem das palavras e pronto. Consegui a minha "Melancolia Azul".

O título também é uma citação da música. Os dois últimos versos da música dizem (quase) a mesma coisa.

Ainda tem Aristóteles e a "bílis negra". Não sei se deveria dizer isso, mas, a medicina antiga creditava a melancolia à liberação da bílis negra no organismo. Isso fazia o sujeito se sentir afundado em seus próprios pensamentos. Eu gostei disso. A Luci disse que eu "mato o morto", que a palavra final é sempre dele. Eu não tinha notado isso. Mas, gostei também!

Abraços a todos e preparem-se para amanhã (não... não dá prá ser ontem). Embora eu quisesse que ele estivesse aqui desde segunda passada. Mas, se colocasse, iria romper a estrutura que comecei a dar para o blog. Mas, vai valer à pena. Você hão de concordar comigo.

P.S.: MEET MY BLUE MELANCHOLY passa a ser o meu texto preferido desde ABRAÇO!

3 comentários:

Anônimo disse...

E isso também.

André Palhano disse...

No meio de tantas crônicas, poemas, letras de músicas, sei que há uma explicação para o título do blog e o motivo pelo qual você gosta tanto dessa cor (só espero que não esteja relacionado àquele time...).

No mais, não é preciso ler tudo o que você escreve para concluir que é um ótimo pensador e escritor. Ah, isso me lembra o meu blog: http://pensareescrever.blogspot.com

Gostou do marketing, rapaz? Vou tentar um dia me especializar nisso!

Unknown disse...

Sabe o que eu acho??
Que você está se descobrindo cada dia mais.
Só falta uma coisa.
Mas tem que ser bem rápido,não pode ficar pensando muito.
Capture todos os seus medos,enfie-os numa gaveta,passe a chave e jogue ela bem longe.
Bom,quem sabe você já fez isso,só não se deu conta ainda.